quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Atividade da Semana da Leitura

Alunos em atividade.
Nossa escola encentivando a leitura
Hora da socialização da produção dos alunos









Teatro no Rall da escola
Participação alunos do Pró-Jovem


terça-feira, 24 de agosto de 2010

Semana da leitura

ESTADO DO PARÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGANÇA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

E. M. E. F. Prof.ª MARIA JOSÉ DOS SANTOS MARTINS

Rua D. Pedro II Nº. 348 - Bairro: Cereja



Projeto da Semana da leitura.


JUSTIFICATIVA

A atividade de leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. A leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido do texto, não podendo transformar-se em mera decifração de signos lingüísticos sem a compreensão semântica dos mesmos.

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.

Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. Como afirma Daniel Pennac. “Quando transformada em obrigação, a leitura se resume a uma simples atividade sem objetivo. Buscar textos, contos, livros adequados a cada faixa etária e classe, é uma das alternativas para tornar a leitura um habito”.

Desenvolver este hábito, estimulando leitores conscientes e críticos é o objetivo principal de quanto ao processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, esperamos que a leitura torne-se um “vicio” (hábito) de nossos educandos, do qual eles não desejem desprender - sem.



OBJETIVO GERAL

  • Estimular nossos educandos, para que se tornem leitores ativos, conscientes e críticos quanto a sua participação na sociedade em vivem.



OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  • Interpretar;

  • Favorecer a aprendizagem em outras áreas de conhecimento;

  • Desenvolver o censo de responsabilidade com seu processo educativo.

METODOLOGIA:

O presente projeto tem como base, o trabalho com autores ou obras, os quais foram sugeridos pela coordenação da escola e definido pelos professores por série, de acordo com sua classe e faixa etária.

Autores e obras a serem trabalhados:

1º/9 – Monteiro Lobato: É grande escritor brasileiro que se preocupou em encantar as crianças através de suas obras no qual tem como grande obra o Sítio do Pica Pau Amarelo. Diante de tão grande obra os professores e alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental apresentarão de forma dinâmica os personagens que marcaram a infância de muitos assim como as travessuras da Emília elucidando o mundo da matemática e leitura entre outros.



2º/9 – Ziraldo: Dinâmico criador do menino maluquinho, símbolo nacional na divulgação do livro didático, Ziraldo não poderia deixar de ser homenageado pelos alunos do 2º ano, que farão dramatização e muitas homenagens as travessuras do menino maluquinho.



3º/9 – Jorge Ramos: O autor homenageado na Semana da leitura da Rede Municipal de Ensino é tema das atividades do 3º Ano no qual farão dos trechos poéticos do autor temas ilustrados na descrição de sua vida e obra através de versos e imagens.



4º/9 – Mauricio de Sousa – O autor em destaque mereceu referido respeito dos alunos e professores do 4º ano, as tirinhas e personagens inesquecíveis da turma da Mônica serão a inspiração para as rodas de conversa e análises na hora de ler e interpretar. A partir das histórias contadas pelos alunos confeccionarão livretos que ficarão expostos no pátio da escola para estímulo dos demais alunos e neste dia os novos escritores darão autógrafos de seus livretos.



5º/9 – Eva Furnari - o 5º ano fará levantamento de bibliografia sobre a autora e em parceria com o laboratório de informática pesquisarão sobre a autora escolhendo temática que mais gostem; com a ajuda da professora de Inglês traduzirão alguns trabalhos da autora. Trabalhos em grupo e individual também farão parte do contexto. O trabalho culminará com a apresentação de um mini-sarau no pátio da escola onde os alunos do 5º ano farão apresentação de jogral, recitarão poesias e cantarão em inglês.



4º/8 – O Mágico de Oz (Lymam Frank Baum) – Os alunos da 4ª série farão uma leitura da obra com discussões em sala de aula construindo pequenos textos com ilustração da obra, ainda trabalharão com criação de painéis e máscaras para a apresentação do último capítulo do livro em grande estilo.



EJA – Lendo e interpretando através de Apólogos – Através deste projeto os professores desenvolverão habilidades de leitura, escrita e interpretação através de textos reflexivos (apólogos) e artes cênicas despertando o gosto pela interpretação e expressão corporal percebendo diferentes linguagens e textos.

Vale ressaltar que essas atividades acontecerão no turno de estudo dos alunos, ou seja no período da noite.



1º Passo – Os professores farão o levantamento das obras dos autores escolhidos e definirão as atividades a serem apresentados no pátio da escola durante a semana da leitura sempre no segundo horário após o recreio.

2º Passo – Elaboração e entrega do projeto por série a Coordenação Pedagógica.

3º Passo – Apresentação das atividades desenvolvidas durante o mês de Agosto de acordo com o cronograma de apresentação no período de 24 à 27/08/2010.

4º Passo – Último dia de apresentações e doação de livros para a escola. Essa tarefa e parte integrante da gincana cultural que acontecerá em novembro na escola Maricotinha nesse momento estarão expostos todos os trabalhos em pequenos estandes das atividades apresentadas durante a semana da leitura na escola.

Durante toda a semana serão exibidas sessões de filmes em curta metragem sobre as temáticas estudadas no laboratório de Informática.



AVALIAÇÃO

As atividades desenvolvidas neste período serão avaliadas diariamente através do desempenho dos professores e acompanhamento da equipe pedagógica da escola. Em uma reunião de avaliação do projeto faremos levantamento dos pontos positivos e negativos alcançados por todos durante o desenvolvimento do mesmo.





Eventos mês de maio



Participação dos professores nos jogos!!

participação dos alunos nos jogos intercolegiais (foto acima)
Jogos Intercolégios municipais
Para abrilhantar mais os jogos intercolegiais nossa linda rainha dos jogos levou o primeiríssimo lugar. Parabéns!!!!

Jogos Interno da Escola



Jogos interno: Modalidade: Bola ao Cesto e Queimada










































Jogos Internos da Escola


Nos dias 28,29 e 30 de Abril de 2010, ocorreram os jogos internos da nossa escola. A competição foi na quadra do IST.
O objetivo é estimular a prática esportiva entre os alunos e promover a aprendizagem por meio do esporte.

Parabéns a todos que participaram!!